Aumento e Renovação do Quadro de Associadas ABMCJ

ONU Mulheres lança site em Português no portal global do Movimento ElesPorElas (HeForShe)
junho 16, 2015
Oficio Circular 01/2015 – Aumento Associadas
junho 23, 2015

Prezada colega,

Uma das proposições mais importantes para fortalecer e manter a credibilidade da ABMCJ é o aumento e renovação de seus quadros. A presidência nacional enviou para todas, um documento que trata do assunto. Devemos envidar esforços e dar o melhor de nossa boa vontade para conseguir êxito nessa campanha que em tão boa hora é proposta pela Sr ª Presidenta.

Objetivando colaborar para melhor entendimento e o êxito que se espera, coloco para esclarecimento jurídico e político afim de que não paire dúvidas sobre a participação de advogadas e outras mulheres das demais carreiras jurídicas, diante de suas posições na OAB e ABMCJ:

1 – Na OAB a participação das advogadas em seus quadros se refere às questões profissionais do órgão de classe, dentro das determinações estatutárias é uma posição privativa de advogadas, e que tem atualmente um amparo do sistema de cotas para garantir maior representatividade de gênero.

2 – Participar como associada da ABMCJ é uma faculdade de mulheres pertencentes a todas as demais carreiras jurídicas que preencherem as condições do estatuto da entidade. Uma das formas de participação organizada da imensa variedade de outras tantas sociedades civis que de acordo com suas finalidades e de suas atividades políticas conduzem o desenvolvimento das expressões sociais, políticas, culturais, econômicas, religiosas, e de tantas outras que formam e alimentam a democracia e a cidadania.

Nós Advogadas temos o privilegio de sermos a clientela exclusiva da OAB e de nos reunirmos e organizarmos juntamente com as demais mulheres de carreira jurídica, amparadas nos propósitos e finalidades do nosso estatuto, contribuindo com trabalho e inteligência na construção da justiça e da paz, não só do nosso país, mas em todas as nações do mundo.

É um ideal. Uma utopia. Vamos vivê-las.

Não há nenhum impedimento como advogadas, que lutemos pelo aperfeiçoamento e democratização do nosso órgão de classe e como cidadãs que possuem um perfil diferenciado, pertencer a uma organização civil que congrega magistradas, procuradoras, promotoras, professoras, consultoras jurídicas, policiais e advogadas. Todas pensando a dignidade, a liberdade, a igualdade, a justiça e a paz.

Com toda a estima que deve nos unir,

Herilda Balduino de Sousa
Presidente da ABMCJ do Distrito Federal
Tel: +55 61 3225 4128
Cel: +55 61 9977 8744

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *